Conheça e saiba como corrigir os erros mais frequentes no momento de fazer cotação no Farmácia Popular

 

Erro:

Erro ao fazer cotação do Farmácia Popular.

 

Solução:

Ao apresentar erro no momento da cotação, o Datasus também apresenta na tela uma Mensagem de Retorno. Abaixo as mensagens mais frequentes e a forma de corrigi-las.   

 

  1.  12S - Solicitação não autorizada. O login ou a senha da farmácia/concentrador é inválido.
  2.  24S - Solicitação não autorizada. Prescrição médica não tem mais validade.
  3.  26S - Solicitação não autorizada. Lista de medicamento não informada.
  4.  27S - Solicitação não autorizada. Combinação restritiva de medicamentos
  5.  28S - Solicitação não autorizada. Campo obrigatório não informado ou é inválido em um dos medicamentos.
  6.  48S - Solicitação não autorizada. O login ou a senha do vendedor é inválido.
  7.  50S - Solicitação não autorizada. Computador não autorizado à realizar transações por esta farmácia. Necessário acessar o portal da farmácia para cadastrar este computador.
  8.  81S - Solicitação não autorizada. Erro ao obter recuperar os dados do medicamento por codigo de barra.
  9.  109S - Solicitação não autorizada. O endereço físico do computador não foi informado.
  10. 112S - Solicitação não autorizada. A patologia do medicamento solicitado não faz parte do programa.
  11. 02SM - Medicamento não autorizado. O limite deste principio ativo foi ultrapassado.
  12. 17SM - Medicamento não autorizado. Quantidade solicitada é menor do que a quantidade de apresentação.

 

 

1. 12S Solicitação não autorizada. O login ou a senha da farmácia/concentrador é inválido.

A senha da Farmácia no ambiente de Produção ou Homologação está incorreta. É necessário acessar no Digifarma: Estoque | Farmácia Popular | Configuração e alterá-la. Em seguida feche e abra o Digifarma e tente novamente.

IMPORTANTE | Caso a senha tenha letras será necessário alterá-la no portal do Datasus para uma senha de 8 números.

 

2. 24S Solicitação não autorizada. Prescrição médica não tem mais validade.

Significa que a receita do paciente ultrapassou o tempo limite e nesse caso será necessário providenciar uma nova receita, ou então que a data da receita foi digitada incorretamente e será necessário alterá-la na tela de autorizações.

 

3. 26S Solicitação não autorizada. Lista de medicamento não informada.

O medicamento a ser vendido não desceu para a lista de produtos. Será necessário refazer o procedimento pressionando Enter após inserir todas as informações referente ao produto.

 

4. 27S Solicitação não autorizada. Combinação restritiva de medicamentos

Significa que o cliente comprou outro medicamento com a mesma finalidade em menos de 30 dias. Será necessário aguardar 30 dias a partir da última compra. Esse controle é feito pelo Datasus através do CPF do cliente.

 

5. 28S Solicitação não autorizada. Campo obrigatório não informado ou é inválido em um dos medicamentos.

O código de barras difere do código disponibilizado pelo Farmácia Popular. Nesse caso será necessário alterar o código de barras no cadastro do produto (F7).

IMPORTANTE | Há uma lista disponível no site do Farmácia Popular com os códigos de barras de todos os medicamentos que fazem parte do programa.

 

6. 48S Solicitação não autorizada. O login ou a senha do vendedor é inválido.

Geralmente é erro na senha do vendedor. Verificar se a senha cadastrada no site do Farmácia Popular para aquele vendedor não possui letras mas somente 8 números, e confirmar se ela também está preenchida no cadastro de vendedores no Digifarma. Verificar também se o CPF do vendedor está preenchido no cadastro e se é o mesmo que foi digitado no site do Farmácia Popular.

 IMPORTANTE | O Farmácia Popular não permite que o CPF do vendedor seja cadastrado para mais de um CNPJ.

 

7. 50S Solicitação não autorizada. Computador não autorizado à realizar transações por esta farmácia. Necessário acessar o portal da farmácia para cadastrar este computador.

O computador pode ter perdido o cadastro no portal do Datasus ou até mesmo não ter sido cadastrado. Em ambos os casos será necessário acessar o portal do Farmácia Popular e realizar o cadastro novamente.

 

8. 81S Solicitação não autorizada. Erro ao obter/recuperar os dados do medicamento por código de barras.

Venda de dois produtos semelhantes, porém de marcas diferentes. Nesse caso a vendas deverá ser feita separadamente.

 

9. 109S Solicitação não autorizada. O endereço físico do computador não foi informado.

Nesse caso você deverá entrar em contato com o suporte Digifarma

 

10. 112S Solicitação não autorizada. A patologia do medicamento solicitado não faz parte do programa.

O código de barras não faz parte do programa ou está diferente do código disponibilizado pelo Farmácia Popular. Será necessário alterar o código de barras no cadastro do produto.

IMPORTANTE | Há uma lista disponível no site do Farmácia Popular com os códigos de barras de todos os medicamentos que fazem parte do programa.

 

11. 02SM Medicamento não autorizado. O limite deste principio ativo foi ultrapassado.

Significa que o cliente comprou o medicamento em menos de 30 dias. Será necessário aguardar 30 dias a partir da última compra. Esse controle é feito pelo Datasus através do CPF do cliente.

 

12. 17SM Medicamento não autorizado. Quantidade solicitada é menor do que a quantidade de apresentação.

O campo preço ou o campo quantidade comp/ml por embalagem está preenchido de forma incorreta no Cadastro de Produtos do Digifarma. Será necessário preencher os campos de acordo com a tabela disponível no site do Farmácia Popular.

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