CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SPED FISCAL FISCAL
Pergunta:
Como realizar os primeiros passos do SPED FISCAL?
Resposta:
Deverão ser preenchidos, de forma adequada, os dados da farmácia e dados do contador, nenhum campo poderá ficar em branco. Uma observação importante é que o telefone e fax, obrigatoriamente, devem conter apenas números.
Os campos não podem conter outros caracteres, exceto quando são preenchidos de forma automática, como é o caso do CNPJ. Esses preenchimentos serão realizados em “Utilitários > Configurar”.
COMO PREENCHER AS INFORMAÇÕES
Veja abaixo uma apresentação das telas para preenchimento dos Dados da Farmácia e Dados do Contador, as mesmas se encontram na mesma tela, porém em abas diferentes.
DADOS DA FARMÁCIA
DADOS DO CONTADOR
- INFORMAÇÕES FISCAIS NO GERADOR
A geração do arquivo ocorre em “Utilitários > SPED FISCAL”. Na aba “Configurações” é obrigatório o preencher do “Perfil do Sped”, “Código de Receita” e “Regime Tributário”. Essas correções serão realizadas com a ajuda apenas da contabilidade. Logo após o preenchimento desses campos, deve clicar na opção "Gravar."
Perfil do Sped: A, B ou C.
Código de receita: Código de receita referente à obrigação(registro E116), próprio da unidade da federação, conforme legislação estadual.
Regime Tributário: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional.
- CONFIGURAÇÃO DO GERADOR
Logo após você ter feito todas essas configurações, será permitido realizar a geração do arquivo do SPED FISCAL.
- GERAÇÃO DO ARQUIVO
Acesse novamente “Utilitários > Sped Fiscal”, com o gerador aberto, preencha a data, essa data, obrigatoriamente, deve ser informada do primeiro ao último dia do mês, logo em seguida clicar em “Gerar”, escolher onde o arquivo será salvo, caso você não escolha o local, o mesmo será salvo na pasta “C:/SPED”.
Logo após realizar a geração do arquivo será salvo um arquivo no diretório informado acima, envie esse arquivo para seu contador e o mesmo irá realizar as verificações e constatar se o arquivo encontra-se de acordo, caso o mesmo tenha alguma inconsistência favor retornar seu pedido ao suporte.
CADASTRAMENTO DAS VENDAS DE CARTÃO - REGISTRO 1600
- INCLUIR VENDAS DE DÉBITO E CRÉDITO NO SPED FISCAL
Para realizar a inclusão das vendas de crédito e débito no gerador do Sped baste seguir os passos citados abaixo:
Clique no botão “Informações Complem.” Como mostra a imagem abaixo.
Ao clicar irá apresentar uma tela com na imagem abaixo, nela você deverá selecionar o mês do SPED, logo em seguida clicar na aba “1600 – Cartões”, nessa aba você poderá escolher a “Administradora do Cartão”, preencher o valor de “Débito” e “Crédito” e clicar no botão assinalado de verde na imagem abaixo, e fazer esse processo para cada administradora de cartões, logo após clicar em Fechar e gerar o SPED.