Neste manual, você aprenderá como usar a funcionalidade do Whatsapp na tela de vendas para tornar prático a comunicação com os clientes. Abaixo, os benefícios desta integração e detalhamos as etapas para conversa, envio de Pré-Venda, envio de PDF no encerramento da venda e envio de PDF na exibição da venda.
Benefícios:
- Integração do WhatsApp na Tela de Vendas
- Conversas organizadas por vendedor na tela de vendas.
- Rastreamento claro de cada interação por vendedor.
- Facilita a identificação de quem informou os preços e realizou o atendimento para cada cliente.
- Facilidade de Envio
- Envio direto de orçamentos para clientes via WhatsApp.
- Envio de cupons em PDF diretamente da tela de vendas.
- Conveniência Aprimorada
- Evite a necessidade de alternar entre telas.
- Monitoramento simplificado de conversas pendentes.
A integração do WhatsApp na tela de vendas oferece uma solução eficaz para melhorar o atendimento e otimizar o processo de vendas.
IMPORTANTE: Para o funcionamento do Whatsapp, é necessário ter o FARMACHAT instalado. Para mais detalhes como configurar clique aqui .
1. Conversa
Identificação do Atendente
Durante uma conversa no Whatsapp, é importante que o atendente se identifique claramente. Isso ajuda a estabelecer confiança e transparência com o cliente.
Dica: Certifique-se de informar o nome do atendente e a função (por exemplo, "Atendente de Vendas").
- Envio de Arquivo
Para enviar um arquivo durante a conversa, siga os seguintes passos:
Clique no ícone de anexo ou compartilhamento de arquivos.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/whatsapp-anexar.png)
Selecione o arquivo que deseja enviar (por exemplo, pré -venda, cupom,orçamento.).
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/whats_anexar.png)
Selecione o arquivo e envie o arquivo a ser anexado para o cliente desejado.
- Encerramento do Chat
Encerrar a conversa de forma cortês é essencial, além do melhor controle. Certifique-se de agradecer ao cliente pelo contato e ofereça assistência adicional, se necessário.
Pergunte ao cliente se ele deseja receber mais informações ou se precisa de algo mais.
-Para encerrar clique em "FINALIZAR CHAT" e será exibido a confirmação do chat que será finalizado, se deseja continuar.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/finalizar_chat.png)
2. Envio de Pré-Venda pelo Whatsapp
Antes de uma venda, é possível enviar a Pré-Venda ao cliente via Whatsapp para revisão. Basta apenas copiar o número de telefone , exibirá a mensagem "Número copiado com sucesso". E após clicar no botão whatsapp , no rodapé da tela.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/whatsapp_copiar.png)
Após informe o número do whatsapp , apenas colar o que foi copiado.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/whatsapp_enviar.png)
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/numero_colado.png)
E será enviado a mensagem.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/enviada_com_sucesso.png)
3. Envio de PDF no Encerramento da Venda
Após concluir uma venda bem-sucedida, é uma prática eficaz enviar o cupom da compra ao cliente em formato de PDF via Whatsapp. Para consultar a venda, clique em CONSULTAR e logo após utiize os filtros por número da nota , data ou procurar.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/consultar.png)
Feito a busca, apresentará a tela abaixo localize a venda e clique em Whatsapp para que seja enviada.
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/enviar_prevenda_whatsp.png)
Caso a nota fiscal não foi autorizada no terminal que está realizando a venda, exibirá esta mensagem. Basta somente localizar qual terminal foi transmitido o cupom fiscal (nfc-e).
![](http://www.digifarma.com.br/painelgerencial/img/conhecimento/uploads/arquivo de venda_n_encontrado.png)
IMPORTANTE: Lembrando que a comunicação via Whatsapp é uma ferramenta poderosa para melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar as vendas. Certifique-se de manter a comunicação clara e profissional e esteja disponível para responder às perguntas dos clientes de forma rápida e eficiente sem precisar alternar entre elas.