FARMACHAT - Saiba sua finalidade e como utilizá-lo

 

Pergunta: 

O que é o farmachat?

 

Resposta: 

É uma ferramenta integrada com whatsapp que visa facilitar a comunicação com seus clientes.

 

Qual a sua finalidade:

Enviar através do whatsapp mensagens programadas aos seus clientes, sejam elas, orçamentos, promoções etc.

 

Quais mensagens posso enviar:

Além do encaminhamento de mensagem conforme mencionado acima , é possível criar seu próprio padrão de mensagens. Permite também tanto o envio imediato da mensagem quanto por agendamento. 

 

Vamos para a configuração ..

Como conectar Farmachat com Whatsapp Web?

1. Primeiro deverá localizar o ícone na barra de tarefas próximo ao relógio do windows:

• Clique com botão direito sobre o ícone, e escolha a opção “Abrir” 

obs: Caso o ícone não seja apresentado , favor entrar em contato com nosso suporte para que seja verificado.

 

2. Ao abrir, apresentará a tela para a leitura do QR-Code:

 

3. Acesse o whatsapp no seu celular, e vá até o  ícone dos três pontos imagem abaixo :

após escolha opção Aparelhos conectados, para ler o QR-Code na tela.

4. Feito isso, para validar que a conexão foi realizada com sucesso basta verificar se em status está escrito ONLINE e com número do telefone conectado sendo apresentado, conforme figura abaixo:

 

Como utilizar a ferramenta Farmachat

 Primeiramente deverá estar configurado no servidor vinculado ao Whatsapp (orientamos sempre ter um número exclusivo para a farmácia). Após isto o aplicativo “Mensageiro” pode ser configurado para utilizar em todas as máquinas, onde será feito o envio das mensagens.

obs: Caso não tenha configurado entrar em contato através do nosso chat online, para que seja feita a configuração.

Na sua área de trabalho terá o ícone Mensageiro, o app Mensageiro é responsável por toda parte de inserção do contato (para quem irá enviar), mensagem e agendamento ou horário para envio.

• Ao clicar 2x para abri-lo verá sua interface bem simples e intuitiva:

• Vamos começar pelos menus, + ADICIONAR DESTINATÁRIOS, onde será inseridos os clientes à qual deseja enviar a mensagem, podendo ser incluído um ou vários.

• Ao clicar abrirá a tela LOCALIZAR CLIENTES, que são todos clientes da sua base de dados cadastrados no digifarma porém uma consideração importante:

Obs:

 O número de telefone deve estar devidamente cadastrado e preenchido para que quando for programado o envio seja feito da maneira correta. Caso contrário não será enviado

Para localizar um cliente basta utilizar um dos diversos filtros disponíveis: nome do cliente, data de aniversário, sexo, por categoria, produto, período de venda, pbm, vendedor entre outros.

Após selecionar a opção desejada para filtrar, clique em ADICIONAR , e o mesmo será adicionado:

Pode ser adicionado vários clientes , para selecionar os que deseja enviar a mensagem, marque o campo # e clique em SELECIONAR, ao ser selecionado apresentará a mensagem abaixo, basta clicar em OK:

Feito isso vamos para a parte da mensagem a ser enviada,além do texto que pode ser editado, é aceito os anexos nos seguintes formatos:

  • pdf
  • npg
  • jpg
  • jpeg
  • gif.

Para inserir texto , você pode digitar no campo em branco ou no ícone da mensagem por padrão temos modelos disponíveis:

Clique para abrir as opções , selecionar desejada e clicar em USAR MENSAGEM:

É claro, como um bom envio de mensagem temos EMOJIs disponíveis para personalizar sua mensagem, para inserir basta clicar no ícone e adicionar:

 E caso deseje anexar um arquivo (.pdf), arquivo de imagem (.jpeg), basta clicar no ícone do clip’s para que seja escolhido o caminho o qual está o arquivo desejado e clicar no + selecioná-lo : 

Com sua mensagem pronta , agora basta apenas selecionar a forma do envio : 

  • Apenas Enviar - Envia no momento que clicar em ENVIAR.
  • Agendado - Você pode selecionar descrição, data e hora do envio.
  • Semanal - Envio nos dias desejados da semana, todos ou individualmente.
  • Mensal - Uma única vez por mês programado.

Feito isso, basta apenas SALVAR e clicar em ENVIAR, que será enviado ou programado conforme seleção informada.

Quando uma mensagem for agendada, aparecerá listada no menu LISTAS/AGENDAMENTOS , para que você possa acompanhar:

 

Para visualisar as mensagens agendadas, basta clicar no ícone do calendário:

 

 

AUTOMATIZAÇÕES

Nesta opção temos 4 menus para automatização das mensagens para tornar prático algumas tarefas:

 

• GERENCIAL

Mensagens automáticas para serem enviadas ao gestor , basta adicionar nome e telefone e clicar em + (adicionar) :

 

Feito isso selecionar o que deseja que seja enviado automático, opções disponiveis: Contas a Pagar, Fechamento de Caixa, Total Venda Inteligente.

 

Basta clicar em "Aplicar" e OK, aparecerá a mensagem:

 

• CONTAS A RECEBER

Mensagens automáticas para serem enviadas referente ao vencimento do valor em aberto do cliente, podendo ser configurado tanto ANTES DO VENCIMENTO como após o VENCIMENTO. 

 

Ao marcar a opção "Enviar mensagem antes do vencimento crediário" , irá enviar a mensagem antes do dia de acordo com a quantidade de dias que informar:

 

Na aba, VENCIMENTO você poderá enviar a mensagem no dia do vencimento, e podendo definir a quantidade a cada dia para enviar. E enviar também para as contas vencidas nos ultimos ___ dias. (você definirá).

 

• PRODUTOS

Na aba PRODUTOS, voce poderá enviar mensagem automática sobre os produtos que estão vencendo ou em excesso de estoque (produtos que tem saldo e não vendeu nos últimos 30 dias).

 

• CLIENTES

Na aba CLIENTES, voce poderá enviar mensagem automática de PÓS-VENDA ou MENS. ANIVERSÁRIO  podendo também editar as mensagens de acordo com a sua preferência clicando no ícone da mensagem.

 

Para verificar as mensagens agendadas , basta clicar no ícone: 

 

• IMPORTAR CONTATOS

Nesta tela você poderá importar arquivos seja do Febrafar (quem for conveniado) ou Contatos do telefone (propria lista de contatos do whatsapp).

 

FEBRAFAR

Clientes conveniados FEBRAFAR podem importar o arquivo , clicando em IMPORTAR. O filtro Data de Aniversário  e sexo , podem ser definidos de acordo com a preferencia. 

 

CONTATOS DO TELEFONE

Este menu, você poderá importar a lista de contatos do telefone  (whatsapp), basta clicar em IMPORTAR.

E para visulizar a lista dos contatos importados, basta clicar no ícone da agenda:

 

Abaixo segue ideias de algumas mensagens que você pode criar :

  • Campanhas promocionais
  • Pendências
  • Pós vendas
  • Cobranças
  • Envio de orçamento
  • Envio de relatórios em pdf

TAGS:


AVALIAÇÃO:

Nos informe se você gostou ou não dessa postagem!

Obrigado pelo seu voto, ele é muito importante para que possamos melhorar!

Dê uma nota para essa postagem!