Pergunta:
Receita Digital - O que é e como usá-lo?
Resposta:
A digitalização de receitas médicas têm se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje. É uma ferramenta que veio aprimorar o atendimento do Programa Farmácia Popular e permite digitalizar e salvar as receitas junto a venda do paciente de forma automática.
Diferencial da Ferramenta:
Além de permitir escanear mais de um documento para o mesmo cliente, a agilidade no processo de atendimento e, ao mesmo tempo, economia de papel e tinta evitando uso de impressoras.
Importante:
Para realizar as digitalizações é necessário um scanner instalado, para que o programa possa realizar a leitura do documento.
Como utilizar a ferramenta Receita Digital. Vamos lá!
Primeiro passo, a ferramenta tem que estar instalada, caso não esteja acione nosso time de suporte para que seja feita a instalação. Ir em CADASTROS > RECEITA DIGITAL:
Abrirá a tela principal da receita digital.
No rodapé da tela, você deve selecionar qual tipo de documento irá escanear:
• aba DIGITALIZAR
Podemos observar que você tem duas opções de consulta:
Pré-venda: Localiza pelo número da pré-venda realizada. / Cupom: Localiza pelo número do cupom nfc-e emitido.
Ao buscar pela pré-venda ou cupom ele irá exibir na tela , habilitando os botões: Escanear, Anexar e Salvar.
Para escanear o documento clique no primeiro botão (DIGITALIZAR DOCUMENTO):
Caso deseja anexar mais uma receita ou outro arquivo , clique no 2º botão (ANEXAR) para selecionar documento desejado:
Ao anexar mostrará a tela para download do arquivo, basta somente CANCELAR, ele carregará o arquivo e informe o tipo de arquivo (que no exemplo utilizei CPF do beneficiário).
Após o documento anexado, ele habilita o botão "SALVAR".
Ele apresentará esta tela: “Aguarde, gravando receita…”
E tudo certo, apresentará a mensagem: Documento gravado com sucesso !
• aba PESQUISAR
Poderá realizar o filtro de receitas já digitalizadas. Sendo através do CPF ou nome do cliente.
Podendo também informar o período que foi digitalizado.
IMPORTANTE:
O ícone do papel em branco é a opção de reutilizar um documento.
Exemplo: depois que informei o número da venda na aba digitalizar, basta ir na pesquisa
e colocar o CPF do cliente e retornará tudo que ele já comprou, podendo reutilizar o documento para ser anexado também na nova venda que está digitalizando, a grande vantagem é que você não precisará escanear novamente um documento que já existe no nome do cliente.
• aba UTILITÁRIOS
Na aba utilitários, temos a opção do backup,nesta aba é feito o backup das receitas já digitalizadas (este backup não exclui a necessidade do backup diário no digifarma).
Caso não saiba como realizar o backup no digifarma clique aqui: https://www.digifarma.com.br/conhecimento/a-importancia-do-backup
obs: ideal sempre salvar em mídia externa (pendrive,plataformas em nuvem), etc.., pois caso computador tenha problemas não impacte o backup.
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