por Ederson Varejo
Sempre vejo a maioria das empresas lojistas preocupados com o aprimoramento do processo de gestão de pessoas como um todo.
E sabe qual é o motivo? Essas empresas tem enfrentados um alto índice de turnover, um fator que aumenta a rotatividade de funcionários e gera prejuízos para o negócio.
Como você sabe o turnover representa uma perda para a vários varejistas nacionais. Ao perder um talento, perde-se também o conhecimento do profissional. Além disso, os gastos com demissão, processo de recrutamento, admissão e treinamento não são poucos. Se uma empresa quer ser competitiva, ela deve saber administrar essa rotatividade por meio de ações internas de retenção.
Então vai ai minhas dicas:
1 - Dê feedbacks
Para que o desenvolvimento da equipe seja satisfatório, qualquer gestor deve realizar feedbacks regulares para direcionar corretamente o colaborador rumo ao desenvolvimento.
Uma característica muito comum da equipe atual que atuam no varejo é o imediatismo para o crescimento. Quando o profissional percebe que seu crescimento dentro da organização está limitado, ele acaba procurando uma empresa que possa oferecer o que a sua não oferece.
E vale lembrar que o varejo é o primeiro emprego de muitos jovens e profissionais que tem esta ansiedade de crescimento e de retorno.
2 - Invista em sua equipe
Quando falo em investimento na equipe, quero afirmar que é muito além da remuneração oferecida. Qualquer gestor, ou gerente de loja, deve investir também seu tempo para acompanhar o trabalho, treinar os funcionários e desenvolver pessoas de uma maneira geral.
A partir do momento em que o trabalho fica mais fácil de ser executado – devido aos treinamentos ou outras capacitações –, o profissional se sente mais motivado e satisfeito com a função desempenhada.
Sempre é bom a empresa invista no ambiente organizacional como um todo. Afinal, os funcionários passarão a maior parte do seu dia no trabalho, sendo necessário um ambiente agradável e confortável para tornar a jornada menos cansativa.
Essa prática simples é capaz de reduzir o turnover da sua empresa consideravelmente, porque ele acredita na empresa.
3 - Proporcione experiências
É importante proporcionar novas experiências para sua equipe para que eles saiam da rotina e tenham uma nova percepção das coisas. Essas experiências podem ser proporcionadas por meio de palestras e treinamentos ministrados, dinâmicas para o desenvolvimento de novos produtos, campanhas como metas de vendas e procedimentos ou outra atividade que desenvolva o lado criativo do profissional e o faça buscar a diferença em suas ações. Isso fará com que a motivação na empresa aumente e consequentemente a retenção.
4 - Realize pesquisas de clima Organizacional – Climor
Este talvez seja uma das melhores alternativas para retenção. Todas as pesquisas de clima orientam qualquer gestor e gerente de loja quanto ao relacionamento entre os funcionários e a percepção que a equipe tem do ambiente de trabalho. Em muitas de nossos acompanhamentos, o próprio gerente de loja não consegue ter essa percepção aguçada por se limitar a trabalhar apenas a operação da loja, agindo somente quando a dificuldade de relacionamento for grande.
Para não perder sua equipe, eu aconselho que realize pesquisas de clima regularmente e aja sempre que o ambiente revelar uma necessidade. Além destas dicas, é importante que o gerente de loja entenda a necessidade de criar um relacionamento com o sua equipe, conhecendo suas necessidades e auxiliando-o nos problemas, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Fonte: edersonvarejo.com.br