A QUANTIDADE VENDIDA DO PRODUTO É MAIOR QUE A QUANTIDADE EM ESTOQUE

 

Pergunta:

Como corrigir erros no SNGPC?

Resposta:
 

1. MEDICAMENTO - SAÍDA POR VENDA: A quantidade vendida ( ) do produto de número de registro (****) do lote (***) é maior que a quantidade em estoque.

 

 

Ocorre quando uma venda efetuada no Digifarma é superior à quantidade que há no inventário do site SNGPC. A seguir segue algumas causas comuns desse problema:

  • Devolução após arquivo ser enviado: a venda foi cancelada e o arquivo já foi transmitido para ANVISA.
  • Lote com descrição diferente do que consta no inventário do site: é comum ocorrer: a troca da letra “O” pelo número “0” ou vice-versa, troca de uma letra maiúscula por minúscula…

Dessa forma, quando o farmacêutico faz a conferência no site, o arquivo não foi aceito, exibindo a seguinte mensagem; “A QUANTIDADE VENDIDA DO PRODUTO É MAIOR QUE A QUANTIDADE EM ESTOQUE”.

 

Verificando o lote no site da Anvisa

Para conferir o item no SNGPC, você deve anotar o lote e registro MS da mensagem de erro. É importante ter essa informação para a consulta na tela de Finalização do Inventário do SNGPC.

A partir da tela de relatórios, clique em  Voltar.

 

 

Em seguida clique na opção Finalizar Inventário.  Fique tranquilo (a), vamos apenas consultar utilizando essa tela.  

 

 

Na tela de finalização de inventário, pressione a tecla F3, que está no topo do seu teclado ou pode pressionar as teclas Ctrl + F, note que o site irá exibir uma pequena tela de pesquisa. Nos navegadores Google Chrome e Internet Explorer a pesquisa é aberta na parte superior da página. Já no navegador Firefox a pesquisa é exibida na parte inferior da página.  

 

 

Com o localizar aberto, insira o número de registro de Ministério da Saúde (MS) que você copiou, para encontrar mais rápido o medicamento desejado. Caso não encontre com o registro, insira na pesquisa o número do lote. 

Note que, em nosso exemplo, localizamos o item com o registro do Ministério da Saúde e esse registro fica destacado na tela.


Corrigindo a venda no Digifarma

Agora que você encontrou o item no site do SNGPC, você deve localizar a venda para poder fazer as correções necessárias.  

1.  Acesse o Digifarma o tela Estoque | Controlados | Geração de Arquivos

 

2. Informe o período que enviou a movimentação recusada e clique em Carregar Dados
Em seguida, informe o registro MS do produto e clique na lupa para buscar a venda desse produto realizada naquele período informado.

 

 

3. Clicando no produto, ao lado será exibida uma tela com o número do lote, quantidade e registro MS daquele produto na venda. 
 

 

4. No exemplo dado neste manual o arquivo foi rejeitado porque o lote deste produto está errado, ao invés de 821950 o correto seria 825517.

Clique duas vezes no campo número do lote (faça a correção), depois clique em quantidade e em registro MS (mesmo sem alterar os seus valores, ainda é preciso que clique em todos os campos). 

Por fim, clique em SALVAR.

 

Com isso, basta enviar o arquivo SNGPC novamente referente ao mesmo período que será aceito sem problemas.

Observação | Esse processo também pode ser feito em caso de erro no registro MS do item, mas nesse caso você vai adicionar apenas os números no campo de registro MS. 

 

2. MEDICAMENTO - ENTRADA: Não é possível inserir classe terapêutica distinta para o medicamento (*****)

O produto em questão estava selecionado como controlado/antimicrobiano durante o seu primeiro arquivo, porém no último arquivo essa opção foi trocada. Para que a Anvisa aceite o arquivo é necessário marcar a opção (controlado ou antimicrobiano) conforme registrado no primeiro arquivo.

Caso o produto tenha sido enviado marcado incorretamente, a solução correta seria finalizar o inventário e enviar o arquivo novamente, dessa vez marcado corretamente.

TAGS:


AVALIAÇÃO:

Nos informe se você gostou ou não dessa postagem!

Obrigado pelo seu voto, ele é muito importante para que possamos melhorar!

Dê uma nota para essa postagem!