CONFIGURAR BACKUP AUTOMÁTICO NO DIGIFARMA

 

PERGUNTA:

Como configurar o backup automático do meu banco de dados?

 

RESPOSTA:

A ferramenta que irá permitir a configuração de backup automático é chamada Digibox. 

ATENÇÃO | Não é necessário fechar o sistema! A ferramenta Digibox trabalha de forma paralela ao funcionamento do sistema, não sendo necessário fechar o Digifarma no horário agendado para a realização do backup automático. 

Os passos para utilizar esse recurso são:

  • Executar o Digibox
  • Configurar os horários de backup
  • Configurações Adicionais
     

OBSERVAÇÃO | O procedimento precisa ser realizado no computador servidor.

 

Executando o Digibox

1. Acesse a pasta C:DigifarmaAplicativosDigibox"

2. Clique com o botão direito do mouse no arquivo Digibox.exe e clique na opção Executar como Administrador:

 

3. Após executar o Digibox, ele ficará disponível próximo ao relógio do computador, executando em segundo plano. A primeira configuração deve ser feita juntamente com o cliente. Acesse o Digibox (clicando com o botão direito) e selecione a opção Controle de Eventos. Irá abrir a tela a seguir:

 

4. Selecione a opção de configuração para prosseguir. As informações solicitadas na tela a seguir devem ser obtidas junto ao cliente:

 

Backup

 

Ao selecionar essa opção, o sistema irá ignorar qualquer atividade que esteja sendo executada no momento e enviará um comando de shutdown para o computador. Deve ser INFORMADO ao cliente que, uma vez esta opção sendo ativada, NÃO tem como reverter, mesmo que ele não queira desligar o PC naquele horário, uma vez estando configurado, o aplicativo irá prosseguir com o desligamento do computador.

 

  • Backup Rotativo

Selecionando a opção: backup rotativo, o sistema irá substituir o backup já existente daquele dia pelo mais atual. Uma forma segura de diminuir o espaço utilizado no armazenamento do disco/nuvem.

  • Backup Permanente

Selecionando a opção: backup permanente, o sistema irá manter as cópias já existentes na pasta independentemente da quantidade, utilizando mais espaço no armazenamento do disco/nuvem.
 

  • Backup Compactado

Selecionando essa opção, no momento que o Digibox finalizar o backup, ele irá compactar o arquivo .fbk, como forma de economizar espaço no armazenamento do disco/nuvem.

 

Armazenamento em Nuvem

 

O cliente deve possuir um cadastro em um serviço de armazenamento em nuvem, como Google Drive, MEGA, Dropbox, OneDrive e etc. O aplicativo deve estar instalado, impreterivelmente, no servidor, pois é onde será realizado o backup bem como a sincronização com o cloud. Caso o cliente ainda não tenha cadastro, poderá clicar no ícone que está disponível na tela que ele será direcionado para a página de cadastro.

 

• Drive

 

Após instalar o sincronizador, acesse o drive, e vá até as preferências, nessa tela você deverá configurar a pasta local que vai ser sincronizada com a nuvem.

 

• MEGA

O Mega tem um sistema diferente dos outros aplicativos. Você cria uma pasta, sinaliza ela no aplicativo do MEGA e o que for salvo nessa pasta é enviado para a nuvem. Portanto, deve ter atenção ao selecionar a pasta de backup no Digibox.

 

Veja o passo a passo:

Abrindo o aplicativo do MEGA, selecione a opção de selecionar uma pasta para sincronizar a mesma.

 

Será solicitado a seleção de duas pastas: origem e destino. Origem, seria a pasta local que vai ser sincronizada para a nuvem e a destino vai ser o local de destino na nuvem. Após selecionar as pastas, a sincronização será iniciada.

 

Caso já possua a sincronização com o MEGA, é possível adicionar outra pasta. Basta clicar com o botão direito no aplicativo em segundo plano, ir em configurações, selecionar a opção SINCRONIZAÇÃO e adicionar o novo caminho que vai ser realizado o backup.

 

• DROPBOX

Após iniciar o Dropbox, selecione um local para criar a pasta DROPBOX, onde será feito a sincronização com a nuvem.

• ONEDRIVE

Após fazer login na conta do OneDrive, basta selecionar o local onde a pasta do ficará salva, pois é ela que será sincronizada e salvará o backup do cliente na nuvem.

 

Configuração no DigiBox

 

Após a configuração do serviço de armazenamento usado, acesse as configurações do Digibox, selecione o serviço usado e informe os caminhos onde o backup deverá ser salvo:

 

Caminho da Pasta Compartilhada

Esse é o caminho principal, e nele deverá ser informado o caminho da pasta que está em sincronização com a nuvem. Caso seja selecionada uma pasta que não está em sincronização, o backup será feito de forma local, então, atenção!

 

Caminho Alternativo

Esse será o caminho em que poderá ser feito um backup local. O ideal é que seja usada uma unidade externa: pen drive, HD externo ou caso não tenha, pode ser configurado a pasta padrão de backup em: C:ackup.

 

Após configurar, basta clicar em salvar configurações.

 

CONTROLE DE EVENTOS

 

Nessa tela o cliente poderá visualizar e realizar todas as operações referentes aos eventos de backup.

 

O cliente tem 2 opções de backup: o diário e o semanal, e poderá adicionar quantos eventos quiser. É importante lembrar  que: o backup normalmente demora, então é bom manter um tempo entre um backup e outro.


Clicando em Adicionar, vai ser exibido uma tela de EVENTO, onde será definido se será um backup Diário e Semanal além do horário de realização. Caso necessário o cliente poderá também adicionar uma observação ao evento.

 

Após inserir as informações para o backup, basta clicar em salvar que vai ser adicionado um Evento para o Digibox realizar.

 

Após adicionar todos os eventos, finalize a configuração clicando em salvar agenda e fechando o Digibox. O aplicativo ficará em execução em segundo plano, e no horário definido, o Digibox realizará o backup. Quando iniciar o processo o aplicativo irá gerar um alerta na tela informando o início e a finalização do evento.


Após a finalização, basta conferir se o arquivo estará salvo nas pastas configuradas, dentro da pasta terá o backup do banco de dados compactado ou não, dependendo da configuração que foi feita e um arquivo LOG.txt onde contém todo o passo a passo do evento feito.

 

IMPORTANTE:

 

  • É sempre importante verificar se o Digibox está sendo inicializado com o Windows, o próprio programa já tenta realizar essa configuração, porém podem ocorrer erros devido a permissão de acesso do próprio Windows.

 

  • EVENTOS DO DIA - Clicando com o botão direito no Digibox próximo ao relógio e selecionando a opção Eventos do Dia, irá aparecer uma tela com todos os backups que serão feitos ou já foram feitos naquele dia, independente se é backup do tipo DIÁRIO ou se é backup do tipo SEMANAL. Uma forma mais organizada de mostrar ao cliente os backups configurados.

TAGS:


AVALIAÇÃO:

Nos informe se você gostou ou não dessa postagem!

Obrigado pelo seu voto, ele é muito importante para que possamos melhorar!

Dê uma nota para essa postagem!