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O texto a seguir foi retirado da edição de Novembro/2014 da revista ABCFARMA.
Qual a importância da publicidade para os negócios?
A publicidade é importante para levar mais consumidoras à loja.
Se você acha que sua loja não precisa de publicidade é sinal de que ela está indo muito bem, vive cheia de consumidores e seu caixa está no máximo. Mas não se esqueça de que é preciso ficar “vivo” na memória dos cientes, para que sejamos sempre a opção numero um deles, quando pensarem em ir numa farmácia. Não é preciso fazer publicidade sempre, nem mensalmente -- mas, quando houver uma oportunidade, devemos pensar numa data ou motivo para fixar nossa marca na mente das pessoas que vivem ao redor de nossa região de atendimento.
Quando o varejista investe em propaganda, ele tem sua marca reconhecida, aumenta o envolvimento com seu target (publico-alvo) e obtém a fidelização de seus consumidores. Fazer propaganda por fazer, não serve. A gente sabe que nem sempre se tem verba para isso, portanto é bom contar com a assessoria de uma boa agência para acertar a mão na mensagem e obter o retorno pretendido toda vez que arriscarmos fazê-la.
A propaganda em tabloides de ofertas é eficaz? Como deve ser feita para alcançar seus objetivos?
Um tabloide bem feito é uma excelente mídia. Deve ser quinzenal para grandes redes e mensal ou semestral para lojas pequenas. A maioria tem a colaboração dos próprios fornecedores para montar e custear seus tabloides.
Existem tabloides bons e ruins. O tabloide ideal é aquele que não tem muitos produtos por página. Se colocarmos seis produtos por página, ele será bem lido. Se colocarmos 20, não teremos a mesma resposta por parte de quem tentou ler a publicação. Outra coisa importante é ter boas ofertas e os lançamentos. Lançar produtos e promover ofertas de preço são as principais razões para se fazer tabloides. Sem isso, corre-se o risco de o tabloide virar papel de reciclagem.
Os representantes das indústrias têm pacotes prontos, incluindo imagens, para negociar um bom tabloide com as lojas. Mas fique atento ao que o “shopper” da sua loja procura. Isto é: coloque nas ofertas os itens que seus consumidores costumam comprar, para chamar sua atenção.
Existe uma grande diferença entre tabloides de supermercados e os de farmácias.
Os de supermercado têm uma leitura em torno de 50%, que normalmente é feita logo após a entrada e durante trajeto de compra, gerando procura pelos itens promovidos. Infelizmente, isso não acontece nas farmácias. Poucas são as farmácias que disponibilizam tabloides na entrada, e, quando os colocam num display (um dispenser de folhetos) ficam ali abandonados na porta. Daí a saída é colocar na sacolinha de compra aquele tabloide que ninguém quis pegar. A conclusão disso é que eles não geram compra naquele dia e possivelmente poderão gerar alguma só na próxima compra. Então ficaremos dependendo da leitura de quem, chegando em casa, passar o olho nas ofertas que possivelmente já estarão esgotadas na próxima compra.
Por isso é importante que cada loja, ou rede, meça o retorno desse investimento, e perceba se realmente os tabloides eles estão funcionando e gerando procura.
Muitas lojas fazem tabloide porque tem quem pague por eles, mas não dão a devida atenção ao investimento desses patrocinadores, que também costumam medir o ROI (Return on Investment), ou seja, o retorno sobre o investimento, para avaliar se vai valer a pena investir de novo na próxima vez.
De que forma o pequeno varejo pode fazer propaganda de sua marca e ofertas sem gastar muito e comprometer seu orçamento?
1º Anuncie para seu bairro e região. Não adianta anunciar para a cidade toda, se ela for grande.
2º Não precisa anunciar toda quinzena. O importante é não desaparecer por muito tempo.
3º Anúncios na radio local geram tráfego, desde que apresentem alguma novidade ou oferta real.
4º Gaste em propaganda quando o faturamento estiver fraco, mas escolha uma data que anteceda o desejo de comprar dos consumidores. Não promova sua loja apenas dois dias antes de uma data importante, pois as pessoas se programam mentalmente bem antes.
5º Não abandone sua vitrine e suas gôndolas promocionais. O público que passa em frente à sua loja sempre será o seu principal alvo.
Por Regina Blessa - www.blessa.com.br