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Cada vez mais a profissão de farmacêutico evolui e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades. Além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, o farmacêutico é um membro integrante da equipe de saúde e assume funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organizaram um manual de pratica farmacêutica com foco no atendimento ao paciente. A publicação, que existe desde 2006, procurou definir o perfil do farmacêutico e descrever as sete principais competências necessárias neste novo contexto.
Em 2000, esta combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes ganhou a denominação de “Farmacêutico Sete Estrelas”, e o manual foi criado para atender às constantes mudanças da profissão e estabelecer novas atitudes na prática da Farmácia e orientar profissionais, estudantes e professores do mundo inteiro.
1. Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde
A equipe de saúde é formada pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência ao paciente. O farmacêutico tem um importante papel neste contexto, devendo integrar sua prática continuamente com os outros profissionais. Ele deve adaptar seu conhecimento, habilidades e atitudes para prestar serviços farmacêuticos de alta qualidade.
2. Capaz de tomar decisões
Consiste na habilidade em avaliar, sintetizar informações e decidir qual a melhor e mais apropriada direção seguir. Na base desta competência, o farmacêutico deve levar em conta o mais efetivo e seguro custo dos recursos disponíveis com pessoal, medicamentos, equipamentos, procedimentos e práticas. Suas decisões também precisam ser tomadas considerando prioridades, que são definidas a partir do monitoramento e acompanhamento ao paciente.
3. Comunicador
O farmacêutico está entre o prescritor e o paciente. Esta é uma posição privilegiada para a comunicação de informações sobre saúde e medicamentos. E para que isso ocorra, é necessário que o farmacêutico tenha confiança e conhecimento seguro para interagir com os outros profissionais de saúde e os pacientes. Esta competência envolve comunicação verbal, não verbal, escrita e a habilidade de ouvir.
4. Líder
Numa equipe multidisciplinar onde os cuidados de outros profissionais de saúde são pouco disponíveis ou inexistentes, o farmacêutico é obrigado a assumir a liderança e a responsabilidade pelo bem-estar da comunidade e do paciente.
5. Gerente
O farmacêutico deve saber gerenciar recursos humanos, físicos e financeiros. Sua meta é garantir a qualidade dos medicamentos e gerir com responsabilidade a informação e a tecnologia relativa à saúde.
6. Atualizado permanentemente (pesquisador)
O profissional precisa assumir um compromisso com a aprendizagem constante ao longo da carreira. Ele deve atualizar seus conhecimentos constantemente e compartilhar suas experiências para contribuir com uma melhor assistência farmacêutica. Como pesquisador, o farmacêutico poderá fornecer informações cientificas inovadoras ao público e para outros profissionais, contribuindo com o avanço da saúde.
7. Educador
O farmacêutico tem a responsabilidade de fornecer educação e treinamento para as futuras gerações de profissionais e ao público em geral. A participação como professor envolve não apenas a transmissão de conhecimento, como também a oportunidade dividir experiências e habilidades.
O documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi publicado em inglês. O presente artigo é uma adaptação ao texto original.
Fonte: Portal CRFSP